O descontrole da Polícia Militar paulista, que diariamente tem ganhado destaque na mídia com espancamentos e assassinatos da população civil, já causa estragos na avaliação do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que vem sendo sondado por setores da terceira via como virtual candidato à presidência em 2026.
Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (12) mostra que Tarcísio tem a pior avaliação na área de segurança pública entre seis governadores pesquisados - Romeu Zema (Novo-MG), Ratinho Jr. (PSD-PR), Raquel Lyra (PSDB-PE), Ronaldo Caiado (União-GO) e Jerônimo Rodrigues (PT-BA).
O levantamento mostra que apenas 27% dos paulistas acham positiva a política de segurança pública do ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) - outros 36% acham regular e 37% péssima.
A segurança pública de Goiás é classificada como positiva por 71% da população - apenas 9% classificam como negativa e 20% como regular.
Ratinho Jr., do Paraná, que ainda avalia uma candidatura presidencial, é o segundo melhor avaliado, com 50% de positivo, 35 de regular e 15 de negativo na segurança pública.
Aprovação
A pesquisa mostra ainda que todos os seis governadores pesquisados têm o apoio da maioria da população de seus estados.
Caiado, novamente, lidera o ranking com aprovação de 88% dos goianos. Ele é seguido de Ratinho, que conta com o aval de 81% dos paranaenses. Zema vem em seguida com apoio dos 64% dos mineiros.
Tarcísio aparece na quarta posição, com 61% de aprovação. Em seguida, vem a Bahia, onde Jerônimo contra com a aprovação de 54%, mesmo índice de Raquel Lyra entre os pernambucanos.
A Quaest ouviu 1650 pessoas em SP (margem de erro de 2), 1480 em MG (margem de erro de 3), 1200 na Bahia (margem de erro de 3), 1100 no Paraná, em Goiânia e em Pernambuco, cada (margem de erro de 3).