O ex-presidente Jair Bolsonaro guardou as joias recebidas da Arábia Saudita na fazenda de Nelson Piquet, em Brasília. Dezenas de caixas de presente foram despachadas para a propriedade do ex-piloto de Fórmula 1, que fica no Lago Sul, uma das regiões mais nobres da capital. A informação é do Estadão.
Os itens que Bolsonaro não queria entregar à União eram enviados para a “Fazenda do Piquet”, como a propriedade é conhecida, por meio das garagens privativas do Palácio do Planalto e da Alvorada.
O primeiro pedido para enviar as caixas ocorreu no dia 7 de dezembro de 2022, quando o ex-mandatário começou a organizar sua saída das residências oficiais. Houve um atraso na remessa e os itens só foram encaminhados no dia 20, a 11 dias do fim de sua gestão.
Bolsonaro tinha o objetivo de ficar com os bens de maior valor, já que ele despachou itens como cartas e livros para o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro e para a Biblioteca Nacional do Rio.
O ex-piloto é cabo eleitoral de Bolsonaro e chegou a fazer uma doação de R$ 501 mil para a campanha do ex-presidente na última eleição presidencial. Piquet também participou de uma série de manifestações golpistas e até dirigiu o Rolls-Royce presidencial em 7 de setembro de 2021.
Fazenda de Nelson Piquet onde ficaram presentes recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução