O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse nesta quinta-feira (9) à CNN que aguarda que o episódio dos presentes da Arábia Saudita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja esclarecido.
O ex-vice-presidente também avaliou que, neste momento, “todos estão lavando as mãos”. Os envolvidos no escândalo têm negado irregularidades no episódio.
“Não disponho de elementos concretos para emitir uma opinião clara. Aguardo que tudo seja esclarecido”, disse. “Todos estão lavando as mãos”, acrescentou.
O ex-ministro prestaria depoimento à Polícia Federal nesta quinta-feira (9), mas foi adiado para a próxima terça-feira (14). A defesa de Bento solicitou acesso a detalhes da investigação antes de ele depor por videoconferência.
Bolsonaro disse incialmente à CNN que estava “sendo acusado de um presente” que não pediu e não recebeu. O jornal “O Estado de S. Paulo”, no entanto, mostrou que a gestão passada fez uma ofensiva para liberar o pacote de joias retido com a Receita Federal.
O ex-ajudante de ordens da Presidência da República Mauro Cid chegou a participar do processo. Um segundo pacote, no entanto, que não foi localizado pela Receita Federal, foi incorporado pelo ex-presidente ao seu acervo pessoal.