Uma pesquisa Ipsos-Ipec, divulgada nesta sexta-feira (18), revela que 50% dos brasileiros consideram que as políticas comerciais do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prejudicam a economia do Brasil. O levantamento, realizado com 2.000 pessoas em 131 municípios entre 3 e 7 de abril (com margem de erro de 2 pontos percentuais), mostra ainda que 49% avaliam negativamente o governo Trump para o Brasil.
A percepção é mais acentuada entre eleitores de Lula (58%) do que entre apoiadores de Bolsonaro (43%), mas atinge maioria relativa em ambos os grupos.
“Essa percepção é ainda maior entre os que votaram em Lula em 2022, 58%, mas mesmo entre eleitores de Bolsonaro, essa percepção atinge a maioria relativa com 43%”, analisa Márcia Cavallari, do Ipsos-Ipec.
O contexto da pesquisa ocorre após Trump anunciar em 2 de abril tarifas mínimas de 10% para 185 países, incluindo o Brasil, medida que foi suspensa por 90 dias. O governo brasileiro tem optado pela via diplomática, sem retalições imediatas, apesar de ter sancionado a Lei da Reciprocidade como instrumento de resposta potencial a medidas protecionistas.
Sobre o impacto da gestão Trump nos EUA, os brasileiros apresentam avaliações divididas: 21% consideram “péssimo”, 19% “bom” e 19% “regular”. A pesquisa revela ainda que 29% veem o governo Trump como positivo para o Brasil, enquanto apenas 2% consideram neutro seu impacto.