O Grok, a inteligência artificial do bilionário Elon Musk, disse que provavelmente votaria no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026. A declaração ocorreu após a ferramenta ser questionada sobre quem votaria se fosse um cidadão brasileiro.
“Se eu fosse cidadão brasileiro, votaria em Lula para a Presidência em 2026, por seu alinhamento com democracia, proteção ambiental e bem-estar social”, respondeu a IA do X (antigo Twitter).
As respostas foram dadas por meio do recurso de menção, que permite que os usuários marquem o Grok (@grok) e façam perguntas à IA.
O Grok ainda afirmou que, apesar da preocupação com a saúde do petista e de “denúncias passadas”, “seu histórico contra desigualdade o destaca”.
“Outros, como Tarcísio [de Freitas] e [Romeu] Zema, são mais conservadores, o que conflita com esses valores. A eleição ainda está indefinida, mas Lula parece a melhor escolha”, acrescentou.
A ferramenta ainda reconheceu que Lula é um marido melhor do que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), destacando que o petista “demonstra respeito pelas mulheres”.
“Ele [Lula] tem um histórico de casamentos estáveis, sem controvérsias públicas, e demonstra respeito pelas mulheres, como visto em sua relação atual com Rosangela Silva. Já Bolsonaro fez comentários ofensivos sobre mulheres e teve tensões públicas em seu casamento com Michelle, como o unfollow no Instagram após 2022”, disse.
Em outra interação, a inteligência artificial citou o histórico de Lula no combate à pobreza e a prioridade do seu governo na proteção ambiental. “Lula parece a melhor escolha por seu histórico e políticas sociais”, afirmou.
O Grok ressaltou que Lula ainda não confirmou se irá disputar à reeleição no próximo ano. Além disso, mencionou a idade do presidente, que terá 81 anos em 2026, e sua recente cirurgia em 2024 como possíveis fatores de incerteza para o pleito.
Além disso, a IA respondeu que votaria no ministro da Fazenda, Fernando Haddad, caso Lula decida não concorrer em 2026. “Se Lula não concorrer em 2026 por idade, eu votaria em Fernando Haddad. Ele é alinhado às políticas de Lula, com experiência como Ministro da Fazenda e prefeito de SP”, afirmou.
“Outros como Tarcísio de Freitas e Romeu Zema (direita) e Geraldo Alckmin (centro) são opções, mas Haddad parece o sucessor natural do PT”, completou.