noticias Seja bem vindo ao nosso site JORNAL TVL NEWS!

Política / Economia / Mundo

Governo Lula restabeleceu a civilidade e normalizou as relações entre Poderes, diz Gilmar Mendes

Decano do STF elogia a "atitude extremamente cuidadosa" de Lula pós-8 de janeiro de 2023 e diz que a conduta institucional do governo é “exemplar”

Publicada em 08/01/25 às 12:31h - 5 visualizações

Brasil 247


Compartilhe
Compartilhar a noticia Governo Lula restabeleceu a civilidade e normalizou as relações entre Poderes, diz Gilmar Mendes  Compartilhar a noticia Governo Lula restabeleceu a civilidade e normalizou as relações entre Poderes, diz Gilmar Mendes  Compartilhar a noticia Governo Lula restabeleceu a civilidade e normalizou as relações entre Poderes, diz Gilmar Mendes

Link da Notícia:

Governo Lula restabeleceu a civilidade e normalizou as relações entre Poderes, diz Gilmar Mendes
 (Foto: Reprodução)
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu entrevista a Guilherme Amado, do PlatôBR, e fez uma análise sobre o atual cenário político do Brasil. Com mais de duas décadas de presença influente na República, o magistrado afirmou que os dois primeiros anos do terceiro governo Lula (PT) foram fundamentais para 'restabelecer a civilidade no país'. Após o tumultuado governo de Jair Bolsonaro (PL), Gilmar Mendes vê o atual momento como uma era de normalização das relações entre os Poderes, um retorno à estabilidade institucional que, para ele, é essencial para o fortalecimento do Estado democrático.

Gilmar Mendes não poupou elogios ao presidente Lula, destacando a postura institucional do petista como “exemplar” e sugerindo que a candidatura à reeleição do atual presidente é uma possibilidade concreta. Segundo Mendes, Lula goza de boa saúde e tem mostrado competência em retomar o prestígio internacional do Brasil. “Dá para ver que o Brasil voltou ao cenário internacional com grande prestígio, graças também a essa normalização institucional”, afirmou o ministro, reafirmando a importância da política externa do governo.

A entrevista também abordou outros pontos sensíveis do cenário político, como o futuro de Bolsonaro. Embora Mendes tenha se mostrado discreto sobre o destino de Bolsonaro, ele rebateu críticas direcionadas ao STF, defendendo a atuação da Corte durante momentos de crise. O ministro também destacou a "atitude extremamente cuidadosa" de Lula na gestão do pós-8 de janeiro de 2023, data mercada pela tentativa de golpe bolsonarista. 

A relação do atual governo com o Congresso também foi mencionada. Para Gilmar Mendes, mesmo diante de uma relação muitas vezes dificultada pela construção de maiorias, o governo tem mantido um diálogo civilizado com o Legislativo.

Ao mesmo tempo, o ministro fez uma reflexão sobre um ponto em que o governo tem deixado a desejar. Para ele, é fundamental que o Brasil desenvolva mecanismos mais eficazes para evitar que militares se envolvam na política e para despolitizar as forças policiais. “Essas são questões que eu acho que o governo deve responder”, afirmou, cobrando mais ações concretas nessa área.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2025 - JORNAL TVL NEWS - A VERDADE DO FATO