Roque Saldanha, radialista bolsonarista de Governador Valadares (MG) investigado no inquérito dos atos golpistas e que havia divulgado vídeo em novembro desafiando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi preso nesta sexta-feira (20) pela Polícia Federal (PF) em Colatina (ES).
O extremista era considerado foragido desde 24 de novembro, quando Moraes determinou sua prisão por violação de medidas cautelares. Dias antes, Saldanha, que estava sob liberdade condicional, havia divulgado um vídeo nas redes sociais anunciando que quebrou sua tornozeleira eletrônica e que não usaria mais o aparelho. Ele ainda xingou Moraes com termos de baixo calão e desafiou o ministro.
No vídeo que motivou a nova ordem de prisão, Saldanha mostra a tornozeleira eletrônica arrebentada e promete não cumprir determinações da Justiça, desferindo ofensas a Moraes.
“O senhor está sabendo que eu não posso usar isso mais [a tornozeleira] porque minha perna 'tava' toda ‘comida’, tem fotos e vídeos protocolados no processo. Estado Democrático de Direito do cu do senhor, da caçapa do seu cu, entendeu. Pega essa tornozeleira e abre seu cu e enfia lá dentro, rapaz. Eu sou homem. Se você quiser conversar só eu e o senhor, nós dois juntos. Você confia muito na Federal. Inclusive, esses delegados tem que tomar vergonha na cara, porque ficam trabalhando em prol de bandido do STF”, disparou o bolsonarista.
Roque
Saldanha havia sido pela PF em janeiro de 2023 no âmbito das operações
da Polícia Federal (PF) contra os atos golpistas e ficou 10 dias
detidos, sendo liberado com a condição de cumprir medidas restritivas,
entre elas o uso de tornozeleira eletrônica. Ele fazia publicações
diárias nas redes sociais colocando em xeque o sistema eleitoral
brasileiro, incentivava atos contra a democracia e ameaçava resolver
tudo "na bala".