“Essa será a maior e mais avançada planta de produção de veículos elétricos do mundo fora da China”, destacou Li. A produção está prevista para começar em março de 2025, com uma meta inicial de 150 mil veículos fabricados até o final do primeiro ano de operação. Até o fim de 2026, a expectativa é dobrar a capacidade, alcançando 300 mil unidades produzidas e expandindo o quadro de funcionários para 20 mil.
Inovação tecnológica no Brasil
Além da linha de montagem de veículos, a BYD confirmou um feito inédito: o desenvolvimento do primeiro motor triflex da empresa, capaz de operar com eletricidade, gasolina e etanol. O anúncio marca um passo significativo na integração de tecnologias sustentáveis e regionais.
“Cumprimos nossa promessa ao presidente Lula de inovar e investir em tecnologia local. Esse projeto é fruto do trabalho de 110 engenheiros brasileiros e chineses”, afirmou Stella Li. O motor triflex destaca-se por adaptar-se às necessidades do mercado brasileiro, que historicamente lidera o uso de etanol como combustível sustentável desde o Programa Proálcool, na década de 1970.
Para consolidar essa estratégia, a BYD está desenvolvendo um centro de tecnologia na Bahia, que será dedicado à pesquisa de novas soluções no setor automotivo.
Impacto socioeconômico na Bahia
Com a implantação da fábrica em Camaçari, a BYD não apenas reforça sua presença global, mas também consolida o Brasil como um dos principais polos de produção e inovação da empresa. A chegada da montadora promete reaquecer a economia local, impactada pelo fechamento da fábrica da Ford em 2021.
O presidente Lula destacou a importância do investimento. “É um marco para o Brasil. A BYD traz empregos, tecnologia e sustentabilidade, demonstrando a força da nossa parceria com a China”, afirmou o presidente em declarações ao fim do encontro.
A combinação de inovação tecnológica, expansão industrial e compromisso com energias renováveis coloca o Brasil em destaque no cenário global da mobilidade sustentável, consolidando a transição para um futuro mais verde e economicamente integrado.