noticias Seja bem vindo ao nosso site JORNAL TVL NEWS!

Política / Economia / Mundo

Gilmar Mendes diz que terrorista foi “inspirado” por Bolsonaro e aliados

Gilmar avalia que “símbolos de feriados nacionais foram sequestrados com objetivos eleitorais” e cita o 7 de Setembro de 202

Publicada em 14/11/24 às 16:45h - 12 visualizações

DCM


Compartilhe
Compartilhar a noticia Gilmar Mendes diz que terrorista foi “inspirado” por Bolsonaro e aliados  Compartilhar a noticia Gilmar Mendes diz que terrorista foi “inspirado” por Bolsonaro e aliados  Compartilhar a noticia Gilmar Mendes diz que terrorista foi “inspirado” por Bolsonaro e aliados

Link da Notícia:

Gilmar Mendes diz que terrorista foi “inspirado” por Bolsonaro e aliados
 (Foto: Reprodução/TV Justiça)
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes culpou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo ataque terrorista desta quarta (13) em Brasília. Durante sessão plenária nesta quinta (14), o magistrado afirmou que o episódio de ontem “não é um fato isolado”.

“A reconstituição histórica dos últimos acontecimentos nacionais demonstra que o ocorrido na noite de ontem não é um fato isolado”, afirmou Gilmar. Ele aponta que os ataques de ontem e o de 8 de janeiro de 2023 “não surgiram subitamente”, mas foram incentivados pelo ex-mandatário.

“O discurso de ódio, o fanatismo político e a indústria da desinformação foram largamente estimulados no governo anterior. Fruto de um sectarismo infértil, o radicalismo político grassou nas eleições de 2018 em uma campanha caracterizada pela ampla utilização das redes sociais para difusão de ódio, ataques pessoais e fake news”, prosseguiu.

Gilmar avalia que “símbolos de feriados nacionais foram sequestrados com objetivos eleitorais” e cita o 7 de Setembro de 2021, quando o então presidente fez ataques e ameaças contra ministros da Corte e incitou apoiadores a descumprirem ordens judiciais. O magistrado afirma que essas manifestações golpistas “não foram raras” e eram fomentadas por Bolsonaro ou aliados.

“Nos últimos anos, foram diversos atentados contra as instituições de Estado e os valores centrais da democracia praticados pessoalmente por expoentes da extrema-direita ou por cidadãos, como o de ontem, inspirados por essas lideranças” acrescenta.

Antes do ministro, o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, também repudiou o ataque terrorista de ontem e citou o “incentivo” dos ex-deputados Daniel Silveira e Roberto Jefferson, e da deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2024 - JORNAL TVL NEWS - A VERDADE DO FATO