O candidato à Prefeitura de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), afirmou em entrevista ao GP1 que há erros na confecção dos votos válidos da pesquisa Quaest divulgada neste sábado (05). O levantamento trouxe o candidato Fábio Novo (PT) com 48% nos votos válidos, enquanto o candidato do União Brasil aparece com 47%.
Para Sílvio Mendes, o resultado apontado pela Quaest não condiz com outras pesquisas que apontam sua vitória nos votos estimulados e espontâneos. O candidato do União Brasil também destacou que já acionou sua equipe jurídica contra a pesquisa.
“Não faz sentido eu vencer na estimulada e na espontânea, mas perder nos votos válidos. Isso não tem cabimento se o sistema é o mesmo. Por esse motivo, pela primeira vez, eu vou entrar na Justiça quanto ao resultado de uma pesquisa para que seja feita a correção dos números. Voto válido é matemática, é conta em cima da estimulada, conta exata, sem suposição. Já acionei a minha assessoria jurídica para isto”, disse Sílvio Mendes ao GP1.
A pesquisa está registrada no TSE sob o número de registro PI-00950/2024. Na estimulada, Sílvio Mendes aparece com 43%, enquanto Fábio Novo está com 41%. Já na espontânea, o candidato do União Brasil está com 36% e do PT com 33%.