De acordo com as empresas, os contratos foram assinados antes do início do período eleitoral, e ambos envolviam a aplicação de capital próprio pelas contratadas. A Vivere Press, que firmou o acordo em 2 de agosto, foi contratada para intermediação de entrevistas e direção de material publicitário. A Qualimedia, por sua vez, ficou responsável pela análise de dados e monitoramento de redes. No entanto, ambas afirmam que os pagamentos acordados não foram realizados nas datas previstas, mesmo após tentativas de conciliação com o presidente do PRTB, Leonardo Avalanche.
Pablo Marçal declarou à Justiça Eleitoral ter arrecadado R$ 6,4 milhões em doações para a campanha e informou já ter utilizado R$ 2,8 milhões, porém sem registrar despesas relacionadas aos serviços das empresas que agora o processam. O advogado da Qualimedia, Filipi Gerhardt, afirmou que houve tentativas de acordo com o setor jurídico da campanha, mas sem êxito. Até o momento, a assessoria de Marçal não se pronunciou sobre as ações judiciais.