noticias Seja bem vindo ao nosso site JORNAL TVL NEWS!

Política / Economia / Mundo

Brasil se destaca e eleva nível de democracia da América Latina, diz relatório

Na América Latina, países como Bolívia, Honduras e República Dominicana também foram citados no processo de democratização

Publicada em 20/09/24 às 19:29h - 16 visualizações

DCM


Compartilhe
Compartilhar a noticia Brasil se destaca e eleva nível de democracia da América Latina, diz relatório  Compartilhar a noticia Brasil se destaca e eleva nível de democracia da América Latina, diz relatório  Compartilhar a noticia Brasil se destaca e eleva nível de democracia da América Latina, diz relatório

Link da Notícia:

Brasil se destaca e eleva nível de democracia da América Latina, diz relatório
 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O Brasil se destacou neste ano na categoria democratização, ou “U-Turn”, no relatório anual do V-Dem, que mede o nível das democracias no mundo. O país apresentou melhoria nos indicadores democráticos após um período de declínio, de acordo com o instituto.

O avanço do Brasil elevou os níveis de democracia da América Latina, em contrate com outras regiões em que regimes autocráticos ganharam espaço.

Segundo o relatório, 18 países estão passando por processos de democratização, impactando positivamente cerca de 400 milhões de pessoas, o equivalente a 5% da população global. O Brasil, com 216 milhões de habitantes, representa mais da metade desse total.

Na América Latina, países como Bolívia, Honduras e República Dominicana também foram citados no processo de democratização. Dentre esses países, Brasil e Bolívia são descritos como nações que reverteram processos de autocratização.

No entanto, 28% dos países da região regrediram democraticamente, como El Salvador, Guatemala, Guiana, Haiti, México, Peru e Nicarágua.

O estudo divide os países em quatro tipos de regimes: autocracias fechadas, autocracias eleitorais, democracias eleitorais e democracias liberais.

As autocracias fechadas não realizam eleições multipartidárias para o executivo e carecem de liberdades fundamentais. Já nas autocracias eleitas, embora haja eleições, faltam níveis adequados de liberdade de expressão e justiça eleitoral.

Há também países na “zona cinzenta”, em que podem ser classificados como democracias ou autocracias. Entre as democracias, os eleitorais realizam eleições livres e justas com liberdade de expressão, enquanto as liberais incluem ainda restrições ao poder executivo e proteção às liberdades civis.

Na América Latina, 86% da população vive em democracias eleitorais, incluindo Brasil e Argentina. Uruguai e Chile se destacam como democracias liberais.

Entretanto, 24% da população vive em países na “zona cinzenta”, como Guatemala, Guiana, Honduras e México. Autocracias como Cuba, Nicarágua e Venezuela representam 10% da população da região.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2024 - JORNAL TVL NEWS - A VERDADE DO FATO