A estimativa divulgada neste domingo (4) pelo modelo estatístico de Nate Silver, famoso analista político americano, aponta Harris com 51% de chances de vencer no colégio eleitoral, uma vantagem de 1,4 pontos percentuais sobre Trump.
A análise de Silver integra dados de pesquisas nacionais e estaduais, ponderando índices de confiabilidade e variáveis como eleitores registrados e prováveis, além da inclusão ou não do candidato independente Robert Francis Kennedy Jr. nas pesquisas. Apesar da vantagem de Harris, Silver alerta que ainda é cedo para decretar uma vitória em novembro. "Harris está na frente de Trump na nossa média nacional de pesquisas, mas a disputa continua imprevisível", destacou Silver.
No acompanhamento das intenções de voto por estado, Harris obteve avanços em oito estados cruciais na última semana: Pennsylvania, Wisconsin, Michigan, Georgia, Arizona, Virginia, New Hampshire e Minnesota. A democrata lidera em seis desses estados, enquanto Trump mantém vantagem na Georgia e Arizona.