Lula apareceu de máscara porque, segundo a assessoria do presidente, apresentou sinais de resfriado.
A Secretaria de Comunicação (Secom) informou que Lula não testou positivo para covid-19 nem para influenza, e o uso da máscara é apenas uma medida preventiva.
Lula participou do evento ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).
Candidatura de Evandro Leitão
Lula fez uma referência direta ao candidato do PT para a Prefeitura de Fortaleza. "É esse país que você [Leitão] vai ajudar a construir, e é essa Fortaleza que eu tenho certeza que vai melhorar."
Pelas redes sociais, Leitão registrou a participação de Lula na convenção que o oficializou como candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza.
"Fortaleza precisa de um prefeito presente, do diálogo, capaz de unir forças pra transformar a vida de todos, principalmente a vida das pessoas que mais precisam", escreveu.
Fortaleza é a única capital em que Lula participou de uma convenção para o lançamento de candidatura própria do PT à prefeitura. Evandro Leitão aparece em quarto lugar na última pesquisa Datafolha, mas é visto como um nome que pode crescer com o apoio de Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana.
Lula nas convenções do PT
Antes de Fortaleza, Lula havia comparecido apenas a uma convenção de candidato petista: a do deputado estadual Luiz Fernando (PT-SP), pré-candidato a prefeito de São Bernardo do Campo (SP). Em capitais, Lula participou apenas da convenção do candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL).
Na eleição de 2020, o PT não venceu em nenhuma capital, algo inédito desde a redemocratização. Fortaleza é uma vitrine importante por ser o quarto município mais populoso do país e a maior cidade onde o PT tem candidato próprio.