O presidente ultradireitista argentino, Javier Milei, foi às redes sociais nesta quinta-feira (1º) para agradecer ao governo brasileiro por ter assumido o comando da embaixada da Argentina na Venezuela.
Embora Milei seja conhecido por suas críticas ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele evitou mencionar o petista diretamente, optando por agradecer “ao Brasil” de maneira geral.
“OBRIGADO AO BRASIL. Agradeço muito a disposição do Brasil em assumir a custódia da Embaixada da Argentina na Venezuela. Agradecemos também a representação momentânea dos interesses da República Argentina e dos seus cidadãos ali. Hoje o pessoal diplomático argentino teve que deixar a Venezuela em retaliação do ditador Maduro pela nossa condenação da fraude que perpetraram no domingo passado”, escreveu Milei no X.
Após o Brasil decidir assumir a representação diplomática da Argentina na Venezuela, o Itamaraty confirmou que a bandeira brasileira foi hasteada na residência oficial do embaixador argentino em Caracas.
Apesar das tensões entre Milei e Lula, o governo brasileiro atendeu ao pedido do Ministério das Relações Exteriores da Argentina e assumirá a administração em Caracas. A embaixada foi fechada após o presidente venezuelano Nicolás Maduro expulsar o corpo diplomático dos países que não reconheceram sua recente vitória eleitoral.
Vale destacar que, ao assumir a responsabilidade pela representação argentina na Venezuela, o Brasil cuidará do imóvel, dos documentos e arquivos, além de prestar serviços consulares aos cidadãos argentinos no país.
Além de representar a Argentina, o Brasil também atuará em nome de seis outras nações latino-americanas que questionaram o resultado das eleições venezuelanas: Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai.
O Peru, em particular, contará com o apoio do Brasil para proteger seus edifícios e cidadãos em solo venezuelano.