A convenção do PSDB e do Cidadania para oficializar a candidatura à prefeitura de São Paulo (SP) do apresentador José Luiz Datena mal começou na manhã deste sábado (27) e já foi palco de briga e confusão.
Uma ala do partido que é contrária à candidatura de Datena e que defende o apoio da legenda ao atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi barrada do evento, que ocorre no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A proibição de entrada desses militantes gerou empurra-empurra e a Polícia Militar (PM) teve que intervir, fazendo um cordão de isolamento no local.
Além da ala que apoia Nunes, há ainda aqueles que defendem prévias de Datena com Fernando Alfredo, que foi à Alesp e desafiou o apresentador para um debate.
"Isso não é democracia, é baderna", disse Datena ao chegar na convenção.
Na sexta-feira (26), a executiva nacional do PSDB já havia homologado a candidatura de Datena por prever confusão na convenção da legenda.
As
brigas em convenções do PSDB paulistano já viraram tradição. Em 2016, o
evento realizado para oficializar a candidatura de João Doria à
prefeitura de São Paulo teve socos e até militante caindo sem calças no
meio da rua.
Datena ainda fala em desistência
No início desta semana, José Luiz Datena deu mais uma sinalização de que deve, novamente, desistir de sua candidatura à prefeitura de São Paulo. Pré-candidato pelo PSDB nas eleições municipais deste ano, o apresentador chegou a se comparar ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao falar sobre a possibilidade de abandonar o pleito.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, Datena, que já entrou em outras disputas eleitorais e, de última hora, desistiu, disse que se for "sacaneado" pelo PSDB, vai fazer o mesmo e abandonar a corrida ao Palácio do Anhangabaú.
"Se continuar essa sacanagem de que o partido está
conversando com outras pessoas para colocar dentro do partido sem me
avisar, eu não vou ser candidato. Se o Biden pode desistir a qualquer
momento, por que eu não posso? Desde o começo, falei: se me sacanearam,
eu desisto mesmo", disparou.
De Bolsonaro a Boulos
José Luiz Datena, que atualmente apresenta o programa "Brasil Urgente", da Band TV, já ensaiou candidaturas a diferentes cargos políticos, por diferentes partidos, em vários anos. Já cogitou do Senado à prefeitura de São Paulo, mas desistiu de última hora em todas as ocasiões. A ida do apresentador ao PSDB representa sua 11ª filiação partidária - ele já passou por PT, PP, PRP, DEM, MDB, PSL, UNIÃO, PSC, PDT e PSB.
Quanto a lideranças políticas, Datena já circulou por grupos que vão de Jair Bolsonaro a Guilherme Boulos (PSOL-SP). Em determinado momento durante o último governo, chegou a ser considerado um bolsonarista. O apresentador, entretanto, mantém relação de amizade com Boulos e se reuniu com o deputado federal para discutir cenário eleitoral.
Boulos, entretanto, também é pré-candidato à prefeitura de São Paulo e terá como sua candidata a vice a ex-prefeita Marta Suplicy, que recentemente retornou ao PT.