A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, se reuniu nesta quinta-feira (25) com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Durante o encontro, a democrata disse ao premiê israelense que “não ficará calada” diante do sofrimento na Faixa de Gaza.
“É hora de fechar esse acordo”, declarou Kamala, em referência ao acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, além da liberação de reféns.
A declaração ocorreu após o encontro com o primeiro-ministro israelense. “Então, para todos os que estão esperando por esse cessar-fogo e para todos que pedem a paz: eu vejo e ouço vocês. Vamos concluir esse acordo para termos um cessar-fogo para encerrar essa guerra. Vamos trazer os reféns para casa. E vamos levar alívio para a população palestina”, prosseguiu.
Kamala afirmou que Israel tem o
direito de se defender e condenou a invasão do Hamas em outubro de 2023,
mas ressaltou que muitos civis inocentes estão morrendo no conflito.
“O que aconteceu em Gaza nos últimos nove meses é devastador. Não podemos desviar o olhar diante dessas tragédias. Não podemos permitir que fiquemos insensíveis. E eu não ficarei calada”, destacou.
“Deixei claro a minha preocupação sobre a situação humanitária, com mais de duas milhões de pessoas sofrendo com altos níveis de insegurança alimentar“, acrescentou a democrata.
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris. Foto: Reuters