Na carta direcionada ao povo norte-americano, Biden lista as conquistas do seu governo. o presidente afirma ainda que fará um pronunciamento à nação nesta semana para explicar melhor sua decisão.
“Por enquanto, deixe-me expressar a minha gratidão àqueles que me trabalharam tão duro até agora para me ver reeleito. Eu quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todo esse trabalho”, afirma. “Eu acredito hoje no que sempre acreditei: não existe nada que a América [EUA] não possa fazer — quando fazemos isso juntos. Nós apenas temos que nos lembrar que somos os Estados Unidos da América.”
Biden está com 81 anos e sua decisão vem a pouco mais de três meses da eleição presidencial nos EUA, depois de muitas críticas sobre sua condição física e mental para mais quatro anos de mandato, principalmente após o debate presidencial no qual demonstrou uma performance constrangedora contra Trump, no final de junho. Desde então tentava recuperar sua imagem e competitividade, mas as críticas, inclusive dentro do Partido Democrata, só cresceram e havia muita pressão para que ele desistisse.
Agora, o Partido Democrata deve escolher um novo candidato para a Casa Branca até a convenção, em agosto.
Kamala Harris: ‘Pronta para derrotar Trump’
A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, afirmou estar honrada com o apoio de Joe Biden e prometeu fazer de tudo para unir o Partido Democrata e os EUA para derrotar Donald Trump nas eleições de novembro.
Após desistir da corrida presidencial neste domingo (21), Biden anunciou seu apoio a Kamala na corrida eleitoral. Embora o nome de Harris ainda não tenha sido confirmado oficialmente como a candidata democrata, diversos membros do partido já manifestaram apoio a ela.
O candidato republicano Donald Trump comentou, após a renúncia de Biden, que acredita ser mais fácil derrotar Kamala na disputa do que Joe Biden. O comentário foi feito à rede americana “CNN” logo após o anúncio da desistência de Biden.
Veja o pronunciamento completo abaixo da vice-presidente :
“Em nome do povo americano, agradeço a Joe Biden por sua liderança extraordinária como Presidente dos Estados Unidos e por suas décadas de serviço ao nosso país. Seu notável legado de realizações é incomparável na história moderna americana, superando o legado de muitos presidentes que serviram dois mandatos.
É uma honra profunda servir como sua vice-presidente, e sou profundamente grata ao presidente, à Dra. Biden e a toda a família Biden. Conheci o presidente Biden através de seu filho Beau. Fomos amigos desde os tempos em que trabalhávamos juntos como procuradores-gerais de nossos estados natais. Enquanto trabalhávamos juntos, Beau me contava histórias sobre seu pai. O tipo de pai — e o tipo de homem — que ele era. E as qualidades que Beau reverenciava em seu pai são as mesmas qualidades, os mesmos valores, que vejo todos os dias na liderança de Joe como presidente: sua honestidade e integridade. Seu grande coração e compromisso com sua fé e sua família. E seu amor pelo nosso país e pelo povo americano.
Com este ato altruísta e patriótico, o presidente Biden está fazendo o que sempre fez ao longo de sua vida de serviço: colocando o povo americano e nosso país acima de tudo.
Estou honrada por ter o apoio do presidente e minha intenção é merecer e ganhar esta nomeação. No último ano, viajei pelo país, conversando com os americanos sobre a escolha clara nesta eleição significativa. E é isso que continuarei a fazer nos próximos dias e semanas. Farei tudo ao meu alcance para unir o Partido Democrata — e unir nossa nação — para derrotar Donald Trump e sua extrema agenda Projeto 2025.