Em Genebra, na Suíça, o petista participará de encontros da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Na Itália, o presidente brasileiro irá à cúpula do G7 e terá reuniões bilaterais.
O primeiro compromisso de Lula será nesta quinta-feira (13), quando participará do Fórum Inaugural da Coalização para Justiça Social, promovido pela OIT. Segundo o Palácio do Planalto, o evento abordará o “enfrentamento das desigualdades sociais, da concretização de direitos trabalhistas integrados a direitos humanos, da expansão da capacidade e acesso aos meios produtivos e da promoção do trabalho decente”.
No X (antigo Twitter), Lula afirmou que não abre mão de fazer um “discurso contra as desigualdades” na OIT e no G7. “A desigualdade no mundo do trabalho, desigualdade de raça, desigualdade de educação, desigualdade de gênero”, escreveu o petista.“Outra coisa importante que nós vamos levar é a parceria que construímos com o presidente Biden sobre trabalho decente. Eu vou para a OIT para ser o representante dos trabalhadores”, disse.