noticias Seja bem vindo ao nosso site JORNAL TVL NEWS!

Política / Economia / Mundo

Câmara dos Deputados aprova decreto que reconhece calamidade no Rio Grande do Sul

Medida permite flexibilizar prazos da Lei de Responsabilidade Fiscal

Publicada em 07/05/24 às 01:01h - 10 visualizações

Agência Brasil


Compartilhe
Compartilhar a noticia Câmara dos Deputados aprova decreto que reconhece calamidade no Rio Grande do Sul  Compartilhar a noticia Câmara dos Deputados aprova decreto que reconhece calamidade no Rio Grande do Sul  Compartilhar a noticia Câmara dos Deputados aprova decreto que reconhece calamidade no Rio Grande do Sul

Link da Notícia:

Câmara dos Deputados aprova decreto que reconhece calamidade no Rio Grande do Sul
 (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (6) o projeto de decreto legislativo (PDL) 236/2024 enviado pelo governo federal que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul até 31 de dezembro de 2024. A medida ainda deve ser aprovada pelo Senado. 

Com isso, os limites e prazos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal poderão ser suspensos, facilitando e acelerando o repasse de recursos federais para o estado afetado por enchentes, na maior crise climática de sua história. O dinheiro usado nessa finalidade também não estará sujeito à limitação de empenho.

A medida também permite ao Rio Grande do Sul e a seus municípios ampliar operações de crédito e o recebimento de transferências voluntárias. 

A tragédia no Rio Grande do Sul já deixou 85 mortos e 339 feridos, além de 134 desaparecidos. Mais de 201 mil pessoas estão fora de casa, sendo 153.824 desalojados e 47.676 em abrigos públicos. 

O presidente da Câmara, Arthur Lira, informou que os deputados da bancada gaúcha foram liberados nesta semana da presença no plenário, no entanto a Casa irá buscar meios de registrar a presença e os votos favoráveis dos parlamentares do Rio Grande do Sul. 

Segundo o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), até quarta-feira (8) o Congresso votará outras medidas para auxiliar a reconstrução do estado, a depender das conversas entre o presidente Lula e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. 

*Com informações da Agência Câmara

Lula anuncia decreto para dar mais rapidez às medidas de socorro ao povo do RS

Rodrigo Pacheco, Luiz Inácio Lula da Silva e Arthur Lira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (6), em Brasília (DF), um projeto legislativo para dar mais rapidez ao repasse de verbas para o Rio Grande do Sul, onde mais de 80 pessoas morreram por causa das chuvas que atingem o estado desde o último dia 29. São mais de 149 mil pessoas fora de suas casas, e 873 mil atingidos em 364 cidades.

Edição: Sabrina Craide




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2024 - JORNAL TVL NEWS - A VERDADE DO FATO