Com a economia entrando nos trilhos durante o governo do presidnete Lula, os investimentos começam a crescer. A LG Electronics anunciou que vai expandir a produção de eletrodomésticos no Brasil.
A partir do primeiro trimestre de 2026, a gigante sul-coreana dará início à fabricação de refrigeradores no município de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba (PR).
Daniel Song, presidente da LG no Brasil e executivo-chefe para a América Latina, afirmou que a iniciativa tem por objetivo fortalecer a presença da empresa no mercado brasileiro.
Até o momento, grande parte dos refrigeradores da LG vendidos no Brasil é importada de países como Indonésia, China, Coreia do Sul e México.
A LG pretende atender à demanda nacional, mas pensa, também, em exportar parte de sua produção para a Argentina.
A empresa já conta com infraestrutura no Brasil, com uma fábrica em Manaus (AM) que produz TVs, computadores, fornos micro-ondas e aparelhos de ar-condicionado.
Em Taubaté, São Paulo, a LG tem instalações de atendimento e manutenção desde 2021, quando interrompeu a produção de celulares.
Em abril de 2024, a empresa lançou o LG Family Club, programa de relacionamento desenvolvido para estreitar o contato com os consumidores brasileiros.
“Pensamos em uma forma de ter um contato mais direto com os consumidores”, disse Song, que criou o programa em 2016 no Peru e, cinco anos depois, o ampliou para o México. A iniciativa oferece informações detalhadas a respeito de produtos, tutoriais em vídeo e canais de contato direto.
Lucro global
No primeiro trimestre de 2024, a LG Electronics obteve um lucro global de 585,4 bilhões de wons sul-coreanos (equivalente a US$ 426 milhões), aumento de 24,2% em relação a 2023. A receita consolidada atingiu 21,09 trilhões de wons sul-coreanos (US$ 15,4 bilhões), com crescimento de 3,4%.