Rearranjando seu alinhamento no Congresso Nacional, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) levantou a bandeira branca e sinalizou uma trégua nos embates com o governo federal durante a happy hour no Palácio da Alvorada com Lula, ministros e líderes parlamentares na tarde desta quinta-feira (22).
Em troca, o presidente assumiu o compromisso de se reunir com maior regularida com os congressistas, tendo pautas definidas ou não. Lula ainda concordou em criar um calendário para liberação das emendas parlamentares - principal ponto nevrálgico na relação entre os dois poderes.
Coube ao líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), levantar a bola para Lula quebrar o gelo na reunião. Após Guimarães agradecer a Lira pela "boa relação" com o Executivo, Lula brincou: "e aquele discurso que ele fez?".
Depois da brincadeira, Lula agradeceu aos parlamentares pela aprovação de matérias de interesse do Planalto, em especial da Reforma Tributária e da Bolsa do Ensino Médio. "É isso que nos fará vencer o narcotráfico", disse o presidente.
Lula também fez um gesto de aproximação direta com líderes dos partidos, dizendo que não fala com o Centrão, desmobilizando o bloco comandando por Lira.
Em um apelo, Lula pediu maior estabilidade na relação entre os dois poderes para que as pautas sociais possam avançar em 2024.
Em meio às investigações sobre a organização criminosa golpista de Jair Bolsonaro (PL), Lira tem ensaiado um afastamento do ex-presidente, com quem se encontrou no início do ano em Alagoas.
Em um dos sinais mais visíveis do afastamento, Lira vai romper o acordo com Bolsonaro e vetar o nome da extremista Caroline de Toni (PP-SC) para o lugar de Bia Kicis (PL-DF) na presidência da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) - colegiado responsável por pautar o plenário.
Para o lugar dela, Lira costura um acordo com o União Brasil, que deve indicar Elmar Nascimento (União-BA).
O deputado é visto por Lira como potencial sucessor na Presidência da Câmara e costura um acordo com o governo, em especial com Rui Costa, para viabilizar a candidatura.
Veja a lista dos participantes da reunião com Lula no Alvorada.