O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ovacionado durante a cerimônia de comemoração dos 90 anos da Universidade de São Paulo (USP), na noite desta quinta-feira (25). Estiveram presentes no evento, entre outras autoridades, o vice-presidente Geraldo Alckmin, a primeira-dama Janja Lula da Silva, a segunda-dama Lu Alckmin, o ministro da Fazenda Fernando Haddad, o ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida e o vereador paulistano Eduardo Suplicy.
O mandatário foi agraciado com a a medalha Armando Salles de Oliveira, a mais alta honraria da USP, que homenageia pessoas ou organizações que desempenham papel significativo na promoção da valorização institucional, cultural, social e acadêmica da instituição.
Ao ser chamado ao palco para receber a medalha, Lula foi ovacionado com fortes aplausos e gritos de "olê, olê, olê, olá, Lula, Lula" por parte da plateia.
Em
seu discurso, o presidente destacou a retomada dos investimentos em
Educação e celebrou o fato da universidade, atualmente, contar com mais
diversidade e inclusão por conta das políticas afirmativas de cotas e
acesso ao ensino superior.
"Eu quero cumprimentar a USP também por um motivo muito especial. É que a cada dia que passa, ela vai ficando cada vez mais com a cara do Brasil. Uma cara que é preta, branca, parda, indígena. É a cara das periferias. Hoje, mais da metade dos estudantes da USP vieram da escola pública. Isso significa que, desde sua adesão ao sistema de cotas, a USP está mostrando que para fazer parte do chamado 'berço do conhecimento' não é preciso nascer em berço de ouro"