noticias Seja bem vindo ao nosso site JORNAL TVL NEWS!

Política / Economia / Mundo

Lula quita dívidas com órgãos internacionais e limpa o nome do Brasil na ONU

Brasil acumulava pendências com a ONU desde os tempos de FHC, mas governo desenrolou

Publicada em 19/12/23 às 15:51h - 13 visualizações

Revista Fórum


Compartilhe
Compartilhar a noticia Lula quita dívidas com órgãos internacionais e limpa o nome do Brasil na ONU  Compartilhar a noticia Lula quita dívidas com órgãos internacionais e limpa o nome do Brasil na ONU  Compartilhar a noticia Lula quita dívidas com órgãos internacionais e limpa o nome do Brasil na ONU

Link da Notícia:

Lula quita dívidas com órgãos internacionais e limpa o nome do Brasil na ONU
 (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O governo brasileiro conseguiu quitar todas as suas dívidas com organismos internacional, inclusive com a ONU. Desde os anos 1990, o Brasil devia somas bilionárias a diversas entidades globais.

Eram mais de R$ 5 bilhões de dívidas do Brasil com órgãos internacionais, como a própria ONU, a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o FOCEM, um órgão do Mercosul.

Agora, o Brasil não deve nada para os fóruns multilaterais, retirando mais um passivo em dólares das contas do governo e abrindo espaço para outros investimentos.

A continuidade dos débitos poderia ter trazido problemas para o Brasil, até a perda de poder de voto dentro de órgãos importantes, como a ONU.

O compromisso de quitar as dívidas foi estabelecido em setembro pelo governo Lula e já está cumprido em dezembro. A partir do ano que vem, o Brasil estará com o nome limpo nos órgãos.

“Vamos quitar todo o passivo de anos anteriores, mais o fluxo normal de aportes de 2023. O dinheiro a gente tem, o desafio é o limite financeiro mensal para fazer os pagamentos. Mas é algo que conseguimos contornar via Junta de Execução Orçamentária (JEO)”, havia garantido em setembro a secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento, Renata Amaral, ao Estadão.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2024 - JORNAL TVL NEWS - A VERDADE DO FATO