noticias Seja bem vindo ao nosso site JORNAL TVL NEWS!

Política / Economia / Mundo

Morreram mais crianças palestinas em 15 dias do que nos últimos 20 anos

As informações sobre mortes de menores de 18 anos na Faixa de Gaza foram levantadas utilizando dados da B’Tselem

Publicada em 21/10/23 às 20:09h - 14 visualizações

DCM


Compartilhe
Compartilhar a noticia Morreram mais crianças palestinas em 15 dias do que nos últimos 20 anos  Compartilhar a noticia Morreram mais crianças palestinas em 15 dias do que nos últimos 20 anos  Compartilhar a noticia Morreram mais crianças palestinas em 15 dias do que nos últimos 20 anos

Link da Notícia:

Morreram mais crianças palestinas em 15 dias do que nos últimos 20 anos
 (Foto: Motaz Azaiza)

Nas últimas duas semanas, cerca de 1.524 crianças e adolescentes palestinos perderam a vida em meio à guerra entre Israel e o grupo radical Hamas. Este número é o equivalente a quase metade das mortes registradas desde o início do século em conflitos na Faixa de Gaza. O conflito atual representa 46,7% do total de 3.265 jovens vítimas desde o ano 2000.

O número de óbitos de menores de 18 anos durante o período de 15 dias de guerra é quase três vezes maior do que o total de menores mortos em qualquer outro ano desde o início deste século. Em 2014, um total de 548 crianças e adolescentes foram vítimas de uma ofensiva de Israel, que visava destruir foguetes e túneis em Gaza. Essa operação foi uma resposta à prisão de membros do Hamas por Israel na Cisjordânia, após o assassinato de três adolescentes israelenses.

As informações sobre mortes de menores de 18 anos na Faixa de Gaza foram levantadas utilizando dados da B’Tselem, uma organização israelense de direitos humanos, e as informações de mortes recentes divulgadas pela Ocha, uma agência das Nações Unidas que coordena assuntos humanitários. Ambas as organizações mantêm históricos semelhantes e contabilizam as vítimas decorrentes do conflito na região, seja por explosões ou armas de fogo.

O último boletim da ONU, que inclui informações sobre crianças e jovens palestinos, datado de quinta (19), fornece uma atualização que se concentra apenas nas vítimas menores de idade em Gaza. Segundo o relatório, cerca de 40% das vítimas desde 7 de outubro são menores de idade.

Palestino tenta socorrer criança ferida após novo bombardeio de Israel em Gaza. Imagem: Yasser Qudih/AFP

Do lado de Israel, autoridades locais estimam que 20 das 705 mortes identificadas sejam de crianças. A maioria dessas crianças morreu durante a ofensiva do Hamas contra Israel há 15 dias. No total, o conflito resultou na perda de aproximadamente 5.800 vidas, sendo 1.400 israelenses e 4.449 palestinos, de acordo com autoridades locais.

Historicamente, o número de mortes entre os palestinos é maior do que o de israelenses no conflito entre as duas partes. Entre 2000 e o início do conflito atual, foram registradas 145 mortes de crianças e adolescentes israelenses, sendo 90 em Israel, 51 na Cisjordânia e 4 em Gaza, de acordo com a B’Tselem.

Nesse mesmo período, houve 2.290 mortes de menores palestinos, sendo 1.741 em Gaza, 537 na Cisjordânia e 12 em Israel. Os dados anteriores ao conflito atual mostram que 765 crianças de 0 a 12 anos e 976 adolescentes de 13 a 17 anos perderam a vida. Em geral, foram 415 meninas e 1.326 meninos palestinos.

A morte de crianças foi uma das principais preocupações expressas na resolução proposta pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Embora tenha recebido 12 votos a favor em um total de 15 possíveis, a resolução não foi aprovada devido ao veto dos Estados Unidos, que destacaram o direito de Israel à autodefesa.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2024 - JORNAL TVL NEWS - A VERDADE DO FATO