Centenas de manifestantes judeus invadiram o átrio central do Capitólio dos EUA, em Washington, nesta quarta-feira (18), para exigir um cessar-fogo imediato nos ataques promovidos por Israel à Faixa de Gaza, iniciados após um ataque realizado pelo grupo Hamas no dia 7 deste mês, que deixou pelo menos 1.400 israelenses feridos. Do lado de fora do prédio histórico, que recentemente virou notícia após ser invadido por apoiadores fanáticos do ex-presidente Donald Trump, que tentavam dar um golpe de Estado, em janeiro de 2021, outros milhares de manifestantes do grupo seguiam protestando.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostraram um grande grupo de pessoas, muitas sentadas no chão, reunidas na sede do poder Legislativo dos EUA, agitando uma faixa de tamanho considerável na qual se lê “Judeus pedem cessar-fogo já”, e entoando cânticos contra a ação israelense.
No meio da multidão havia muitos participantes usando paramentos típicos do judaísmo, mais utilizados por vertentes ortodoxa e ultraortodoxa da religião, como o talit e o tefilin. Outros estavam com quipás na cabeça, o mais conhecido dos assessórios do judaísmo, enquanto quase todos vestiam camisetas pretas com a inscrição “não está em nosso nome”.