A aeronave da Presidência da República decolou de Roma, na Itália, com destino à Faixa de Gaza, no Oriente Médio, transportando ajuda humanitária. A missão visa apoiar as famílias de civis que estão tentando escapar do conflito entre Israel e o Hamas.
A aeronave VC-2, modelo Embraer 190, transporta 40 purificadores de água portáteis e dois kits de medicamentos e insumos doados pelo governo federal brasileiro. O avião deverá pousar no Aeroporto Internacional de Al-Arish, no Egito, que é o terminal mais próximo da fronteira com Gaza e está reservado para ações humanitárias. A partir de Al-Arish, a ajuda humanitária será transportada por terra até o posto de Rafah, na fronteira Egito-Gaza, onde também se espera a retirada de civis da região, caso as negociações avancem.
Após entregar a ajuda em Al-Arish, a aeronave e a tripulação brasileira aguardarão em Cairo, capital do Egito, a liberação para buscar cerca de 30 brasileiros que manifestaram o desejo de voltar ao Brasil a partir da Faixa de Gaza.
As doações, compostas por 40 purificadores de água e dois kits de medicamentos, têm o potencial de beneficiar cerca de 3 mil pessoas ao longo do mês. Cada purificador pode tratar mais de 220 mil litros de água por dia, e cada kit de medicamentos contém 48 itens, totalizando 267 quilos de materiais. A operação em questão é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, com o apoio do Ministério da Saúde.