A nova edição da pesquisa “A Cara da Democracia”, realizada pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT), mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliado como “ótimo” ou “bom” por 35% da população.
O índice é superior ao registrado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no levantamento anterior, de setembro de 2022, quando o ex-capitão registrava 30% de aprovação.
Já nas taxas de “ruim” ou “péssimo”, o presidente petista também tem números mais favoráveis. 28% reprovam o atual governo, contra 41% que se diziam insatisfeitos com a gestão bolsonarista no ano passado. Outros 34% classificam a administração de Lula como “regular”, enquanto o índice de Bolsonaro foi de 27%.
O levantamento ainda aponta que, dentre os eleitores que declaram gostar muito de Bolsonaro, 9% dizem ter boas impressões sobre o governo petista, enquanto 25% o avaliam como “regular” e 63% como “ruim” ou “péssimo”.
Vale destacar também que o percentual de simpatizantes do ex-capitão que aprovam a gestão de Lula é superior ao de pessoas que declaram afinidade com o atual mandatário e que classificam sua administração como negativa (2%).
Confira: