Uma ala do Supremo Tribunal Federal (STF) tem feito campanha pela indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para a Corte. Magistrados que têm diálogo frequente com o presidente Lula disseram que o nome dele é um “consenso” dentro da instituição. A informação é da coluna de Bela Megale no jornal O Globo.
Ao menos dois ministros já disseram a parlamentares do PT que o nome de Dino não pode ser descartado na lista de possíveis indicados para a vaga de Rosa Weber, presidente da Corte, que se aposenta em outubro. Alexandre de Moraes foi um dos primeiros a se manifestar a favor dele em conversa com o presidente em julho.
Lula tem questionado a avaliação de magistrados e outros membros do governo sobre Dino no Supremo. Atualmente, o presidente tem gostado do que ouviu.
Existem dois motivos, no entanto, que podem levar o presidente a optar por outro nome: Lula está satisfeito com a atuação de Dino no Ministério da Justiça e teme que ele não seja bem recebido por nomes influentes do Congresso Nacional, como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
A última indicação de Lula para o Supremo foi o ex-advogado Cristiano Zanin, que assumiu a vaga de Ricardo Lewandowski, ministro aposentado em abril deste ano.