A “omissão” de Bolsonaro exibe a total negligência e descaso do ex-capitão com a pandemia. Nos documentos ignorados por ele, os agentes da Abin e do GSI citavam o distanciamento social e a vacinação como formas efetivas de controlar a doença, além de estudos que desaconselhavam o uso da cloroquina e alertavam sobre a possibilidade de colapso da rede de saúde e funerária no Brasil.
Mantidos em sigilo durante a gestão passada, os documentos foram produzidos ao menos de março de 2020 a julho de 2021. O material tem folhas com carimbos da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), GSI (Gabinete de Segurança Institucional) ou sem identificação de autor.
A maior parte dos relatórios projetava três cenários de avanço de casos e mortes pela covid no Brasil, do mais grave ao menos preocupante, para cerca de duas semanas seguintes. Bolsonaro, entretanto, apenas ignorava os pareceres técnicos dos agentes da Saúde.
Após a repercussão da notícia, o ex-presidente se tornou um dos assuntos mais comentados na web. “Bolsonaro genocida” foi parar nos Trending Topics do Twitter. Confira a repercussão:
BOLSONARO GENOCIDA . Ele é responsável por centenas de milhares de mortes. Cadeia para Bolsonaro
O maior legado desse fascista. BOLSONARO GENOCIDA
BOLSONARO GENOCIDA . Este criminoso repugnante vai pagar pelas centenas de milhares de mortes que causou. Sem anistia.