A cena marcou o desfecho da participação de Lula na cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, berço político do presidente. Assista ao momento aqui.
Tambem realizado para comemorar o aniversário da entidade, o evento foi encerrado com um show de Maria Rita, ícone da MPB, iniciado logo após o discurso de Lula, que durou cerca de duas horas. O presidente ficou para acompanhar a apresentação dos bastidores, mas voltou ao palco quando a artista cantou a música.
Antes da última música, Lula, Janja e ministros presentes no evento voltaram para o palco. Foi quando Maria Rita começou, sem acompanhamento de instrumentos, a cantar “Como Nossos Pais”, música composta por Belchior e imortalizada pela mãe da artista, Elis Regina.
Lula e Janja se emocionaram. No fim da canção, todos os presentes no palco deram um abraço. Com versos “é você que ama o passado e que não vê” e “o novo sempre vem”, a música foi lançada em 1976, durante a ditadura militar no Brasil.
Recentemente, a canção também esteve no centro de uma polêmica de uma publicidade da Volkswagen por usar inteligência artificial para recriar imagens de Elis Regina.