Na última segunda-feira (4), o ator norte-americano Leonardo DiCaprio, foi às redes sociais comemorar a queda no desmatamento na Amazônia brasileira após divulgação de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
No Instagram, DiCaprio disse que “muitos estão creditando Lula por restabelecer políticas para proteger a Amazônia e os direitos indígenas” e que “Bolsonaro enfraqueceu” as ações voltadas ao meio ambiente e mudanças climáticas quando estava em exercício.
“Muitos estão dando algum crédito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pois ele começou a restabelecer políticas para proteger a Amazônia e os direitos indígenas após assumir o cargo. O presidente anterior, Jair Bolsonaro, os enfraqueceu e o desmatamento atingiu seu nível mais alto em 15 anos sob sua administração”, escreveu DiCaprio na postagem.
Os dados do Inpe aponta que os alertas de desmatamento na Amazônia tiveram queda de 67,9% em abril deste ano em comparação ao mesmo mês de 2022, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estava no poder. No ano passado, 2.867 km² de floresta foram destruídos, já neste ano foram 1.986 km².