O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), tem a maior aprovação do país, segundo levantamentos feitos desde março pelo instituto Paraná Pesquisas. A pesquisa divulgada nesta terça-feira (27), aponta que sua gestão é aprovada por 70,7% dos eleitores da capital Teresina.
Fonteles entrou para a política quando foi nomeado para o cargo de secretário da Fazenda do Piauí em 2015 pelo então governador Wellington Dias. Sete anos depois, sem antes exercer qualquer cargo político, estreou nas urnas como candidato a governador pelo PT e saiu vitorioso ainda no primeiro turno, com 57,2% dos votos.
Além disso, se tornou o governador mais jovem do país, com 38 anos de idade. Rafael é filho de Nazareno Fonteles, que foi deputado federal pelo PT entre 2003 e 2011.
Em relação a desaprovação, de acordo com a pesquisa divulgada hoje, 23,3% dos eleitores de Teresina dizem não aprovar a gestão de Fonteles, enquanto 6,0% não souberam ou não quiseram responder.
Questionados sobre como avaliam o governo, 53,5% dos eleitores classificam como ótimo ou bom, 27,2% como regular e 17,0% como ruim ou péssimo. Não souberam ou não quiseram opinar 2,2%.