O DataFórum desta quarta-feira (14) mostra que a estreia do programa "Conversa com o Presidente", que será uma live semanal com o presidente Lula (PT), foi recebida de maneira positiva e teve uma ampla repercussão.
Entre as qualidades observadas na live de Lula, destaca-se o fato de que o presidente cria um canal direto de interlocução com o povo brasileiro por meio dessa iniciativa.
Outro assunto que também gerou discussão foi a postura monocrática do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que, segundo alguns, almeja ocupar o lugar de Lula e governar o Brasil.
Por sua vez, os principais temas abordados pela comunidade bolsonarista foram o fato de G. Dias não ter sido convocado para depor na CPMI dos Atos Golpistas e também houve espaço para teses antivacina.
As menções no Twitter mostraram que a extrema direita obteve 51% das citações, enquanto a comunidade progressista ficou com 32% das menções.
Foram analisados 195.602 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_
Extrema direita
O foco da extrema-direita foi a CPMI dos atos golpistas, com parlamentares e influenciadores tentando disseminar sua narrativa de que o governo Lula é responsável pela tentativa de golpe.
O principal alvo foi G Dias, que falsificou dados em um relatório da Abin para ocultar seu conhecimento da organização dos atos de vandalismo.
O governo Lula foi criticado por manter a prática de distribuir emendas parlamentares, chamada de "orçamento secreto", e novamente houve divulgação de mensagens anti-vacina.
Bolsonaro divulgou propaganda do seu governo, porém, desta vez não se passando por Presidente da República.
O assunto do dia foi a Live do Lula, "Conversa com o Presidente", divulgada pelo perfil oficial de Lula e pelo ministro Paulo Pimenta, com repercussão em perfis noticiosos e comentada por influenciadores progressistas. Foram feitos cortes de trechos do vídeo e reprodução de falas do Presidente.
Outro grande destaque foi a crítica à atuação de Arthur Lira, que foi retratado como um chantageador que extrapola sua função de Presidente da Câmara dos Deputados e demonstra ânsia de querer controlar o Poder Executivo.
Nesta comunidade, a mídia liberal foi desaprovada por ocultar a fala de Ursula Von Der Leyen, Presidenta da União Europeia, que destacou a importância de Lula no cenário internacional.
Também foram divulgadas ações positivas do governo Lula, como a expansão do programa Minha Casa Minha Vida para a classe média, e Arthur Lira também foi criticado nesta comunidade por querer governar no lugar de Lula.
Este grupo foi formado pela repercussão da fala de Lula sobre o Corinthians em sua Live, que foi reproduzida por um perfil de notícias sobre o time e comentada por diversos internautas.