Nesta terça-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com Arthur Lira (PP), atual presidente da Câmara dos Deputados. O encontro acontecerá no Alvorada e ocorre em meio a críticas do parlamentar à articulação política do governo do petista além da grande tensão relacionada a aprovação do PL das Fake News.
Lira, em recente entrevista concedida ao jornal O Globo, teria afirmado que, Alexandre Padilha, atual ministro de Relações Institucionais, “tem tido dificuldades” no Congresso.
“Um sujeito fino e educado, mas que tem tido dificuldades. Não tem se refletido em uma relação de satisfação boa. Talvez a turma precise descentralizar mais, confiar mais. Se você centraliza, prende muito. Há muita dificuldade, talvez pelo tempo que o PT passou fora do poder”, disse Lira na ocasião.
As críticas foram recebidas por integrantes do Planalto como uma possível sinalização de insatisfação pelo controle do orçamento, que no governo passado estava centralizado no presidente da Câmara. A pressão que Arthur Lira tem sofrido de aliados na Câmara também é levantada como uma das possíveis causas da fala do parlamentar.
O encontro também ocorre no mesmo dia previsto para a votação do PL 2630, conhecido como PL das Fake News, cujo texto vem sofrendo crescente oposição. Há a possibilidade de que a proposta seja adiada diante das chances de o texto ser rejeitado pelo plenário. Após se encontrar com Lula, Lira deve se reunir com líderes dos partidos para tomar uma decisão em relação ao projeto.