O presidente Lula vai participar da coroação do rei Charles 3º na Inglaterra, em maio. O brasileiro foi convidado oficialmente em fevereiro, mas a decisão de participar do evento ocorreu na última semana, durante viagem à China.
A cerimônia foi marcada para o dia 6 de maio e os chefes de Estado que mantêm relação com o Reino Unido foram convidados em fevereiro. Lula já havia indicado que participaria da coroação, mas que teria que resolvera logística da viagem, há que ele viaja para Portugal e Espanha ainda neste mês.
O petista também deve se encontrar com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, durante a viagem. Ele já havia conversado com Charles no início do mês passado e discutiu, por telefonema, a questão climática e a proteção do meio ambiente nos países.
Charles tem 73 anos e será coroado após a morte da mãe, Elizabeth 2ª, que teve um reinado de 70 anos. Diversos líderes estrangeiros vão participar do evento, como Jill Biden, esposa do presidente americano Joe Biden. O príncipe Harry, filho mais novo do protagonista da cerimônia, vai comparecer sem sua mulher, Meghan Markle.