Neste sábado (15), o presidente Luis Inácio Lula da Silva desembarcou nos Emirados Árabes Unidos para celebrar acordos diplomáticos com o país. Após uma viagem extremamente produtiva à China, parte da comitiva do executivo desembarcou no país para realizar mais negociações diplomáticas.
Lula foi recebido com uma exibição da Força Aérea do país, que pintaram o céu de de Abu Dhabi. Lula jantou com o xeique Mohammed bin Zayed al-Nahyan no palácio presidencial do país
Por lá, Brasil e Emirados Árabes Unidos celebraram um memorando de entendimento entre o governo dos EAU e o Brasil sobre mudanças climáticas, além de um acordo para cooperação entre o Instituto Rio Branco e a Academia Diplomática Dr. Anwar Gargash.
“A parceria entre nossos países está amparada em ricas conexões nas mais diversas áreas, traduzida nos números expressivos do nosso comércio, na cooperação em esportes e em inteligência artificial”, disse Lula em rápida declaração no encerramento do evento.
O presidente não deu entrevistas e segue para Lisboa, em Portugal, onde deve dar mais detalhes sobre as viagens para Abu Dhabi e China. Está é a segunda viagem de Lula ao país. A outra ocorreu há 20 anos atrás, no primeiro ano de seu primeiro mandato.