Uma pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira (11) indica que 39% dos brasileiros classificam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como bom ou ótimo, enquanto 30% classificam como regular e 26% como ruim ou péssimo.
Lula tem maior aprovação entre nordestinos (55%), os menos escolarizados (47%) e trabalhadores que recebem até um salário-mínimo (53%). Os católicos (48%) também estão entre os que mais aprovam o petista.
Moradores da região Sul do país (35%), evangélicos (44%) e pessoas que recebem entre dois e cinco salários-mínimos (33%) estão entre os mais resistentes ao presidente.
Segundo o levantamento, 54% aprovam a forma como o petista governa, contra 37% que desaprovam. Aqueles que não sabem ou não responderam somam 9%.
O instituto aponta que pouco mais da metade dos brasileiros (52%) confia em Lula, ante 44% que disseram não confiar.
Ainda segundo a pesquisa, 31% dizem que o governo entregou o que se esperava nos primeiros 100 dias, enquanto 48% consideram que o governo fez menos do que se esperava. Outros 13% entendem que a gestão fez mais e 7% não responderam.
O Ipec ouviu 2 mil eleitores em 128 municípios entre os dias 1 e 5 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.