O ex-presidente Jair Bolsonaro, que reclamou do governo Lula por não disponibilizar carros blindados em sua volta ao Brasil, já negou o benefício ao petista. Em 2021, a Secretaria-Geral da Presidência disse que não poderia “atender a demanda” por não ter veículos disponíveis.
Na ocasião, Lula havia solicitado “01 (um) veículo executivo blindado, com sirene instalada”, mas Maurílio Costa dos Santos, diretor de Recursos Logísticos da pasta, afirmou que o órgão “não dispõe de veículo em condições e com tais características”.
Na manhã desta quinta (30), Bolsonaro reclamou que o governo petista não forneceu a ele nenhum veículo blindado e o PL enviou um ofício a Rui Costa, ministro da Casa Civil, questionando a medida.
Em resposta, a pasta afirmou que a Lei 7.474 não prevê que ex-presidentes usem carros blindados e lembrou que nenhum ex-mandatário tem veículos blindados cedidos pelo governo federal.
“A Casa Civil da Presidência da República esclarece que nenhum ex-presidente tem direito a utilização de carro blindado. Conforme prevê a Lei no 7.474, de 8 de maio de 1986, os ex-presidentes têm direito a dois veículos oficiais e os respectivos motoristas. Nenhum ex-presidente utiliza veículos blindados cedidos pela Presidência da República. Reforçamos que os dois veículos foram disponibilizados e estão sendo utilizados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro”, afirmou a Casa Civil em nota.