Em reunião com ministros no Palácio do Planalto nesta sexta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e sobre a importância de investir na qualidade de vida dos brasileiros.
“A gente não pode aceitar a ideia de que o PIB não vai crescer porque alguém disse que o PIB não vai crescer. Nós vamos dizer que o PIB vai crescer porque vamos fazer o PIB crescer”, afirmou.
Dentre os ministros presentes na reunião, estava Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e Rui Costa, ministro da Casa Civil, ambos ao lado de Lula.
“Dinheiro bom é dinheiro transformado em obras, transformado em melhorias na qualidade de vida do povo – sobretudo, emprego.”
Em relação a bancos públicos, Lula afirmou que quer saber como eles podem alavancar o país e reforçou a importância de haver empréstimo de dinheiro para ativos que vão aumentar o patrimonio do país.
“Nós
temos que colocar este país em funcionamento. A gente não pode ficar
chorando o dinheiro que falta, tem que utilizar bem o dinheiro que a
gente tem.”
Reajuste na merenda escolar
Nesta sexta-feira (10), o presidente Lula também irá anunciar um reajuste nos valores da merenda escolar do ensino público, congelados há cinco anos. O aumento pode chegar a 39% e a confirmação será feita em cerimônia, no Palácio do Planalto.
A verba destinada à alimentação dos estudantes é repassada pelo governo federal para estados e municípios pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Confirme adiantou a CNN, os novos valores serão pagos já a partir deste mês. Pelos cálculos, o total de investimento para a merenda escolar deve chegar a R$ 5,5 bilhões de reais em 2023. Cerca de 40 milhões de alunos estão matriculados em instituições públicas de ensino no Brasil.
*Com informações de Julliana Lopes