noticias Seja bem vindo ao nosso site JORNAL TVL NEWS!

Política / Economia / Mundo

Governo Lula recebe aval de países membros e Dilma vai presidir banco dos BRICS

Lula, que se reúne com Joe Biden nos EUA, viaja para a China em março já com Dilma como nova presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), instituição financeira dos BRICS

Publicada em 10/02/23 às 14:14h - 19 visualizações

Revista Fórum


Compartilhe
Compartilhar a noticia Governo Lula recebe aval de países membros e Dilma vai presidir banco dos BRICS  Compartilhar a noticia Governo Lula recebe aval de países membros e Dilma vai presidir banco dos BRICS  Compartilhar a noticia Governo Lula recebe aval de países membros e Dilma vai presidir banco dos BRICS

Link da Notícia:

Governo Lula recebe aval de países membros e Dilma vai presidir banco dos BRICS
 (Foto: Ricardo Stucker)

Enquanto cumpre agenda intensa nos EUA, onde se reúne com o presidente Joe Biden, Lula já se prepara para embarcar para a China em março com a futura presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), nome da instituição financeira dos BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que teve início em 2006, ainda no primeiro mandato do presidente brasileiro.

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) já obteve o aval dos países membros e será anunciada nas próximas semanas para comandar o banco.

Além da concordância dos parceiros no bloco, o economista Marcos Troyjo, que atuamente representa o Brasil no banco, já concordou em deixar o cargo em favor de Dilma.

Os Brics são um bloco econômico e geopolítico importante, sobretudo para o Brasil que até uma década atrás tinha papel de destaque nas relações internacionais. Para Lula é vital que o protagonismo brasileiro retorne e para isso os Brics são uma peça fundamental. Tal importância pode ser aferida pela própria indicação de Dilma para controlar o banco que reúne esses cinco países.

Dilma, que tem 75 anos, inicialmente teria hesitado em relação à oferta, mas segundo interlocutores, em decorrência da delicada situação do Brasil no cenário internacional, por conta da desastrosa gestão de Bolsonaro, a ex-presidenta teria aceitado o cargo.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2024 - JORNAL TVL NEWS - A VERDADE DO FATO