A imagem de Cristo crucificado que esteve no gabinete presidencial durante os primeiros mandatos de Lula (PT), enfim, vai retornar ao Palácio do Planalto. O presidente postou um vídeo para divulgar que recebeu a imagem de volta e que descobriu onde a peça estava guardada.
Lula aparece junto à esposa, a socióloga Janja, e ao ministro Alexandre Padilha. O presidente conta que mandou buscar a imagem no Museu da República. Em seguida, conta que a peça o acompanhou nos seus outros dois mandatos (2003-2010) e ficou guardada perdendo a cor.
Lula aparece contemplando a imagem e diz: “Eu acho que o tempo que ele ficou guardado, a madeira foi perdendo a cor. Tantos anos, eu descubro que o meu Cristo estava no Museu da República. Então, eu mandei buscar e vou colocar ele aqui, outra vez, onde ele sempre ficou, me ajudando ao governar esse país. Você vai voltar. Eu já vôlei, agora você vai voltar. E, juntos, nós vamos mudar esse país”.
A imagem foi um presente de José Alberto de Camargo, diretor da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), que a comprou de Dom Mauro Morelli, então bispo de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Antes de ser exposta no Palácio do Planalto, a imagem precisou ser restaurada no Centro de Conservação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Frei Betto benzeu a peça, o gabinete e rezou um Pai Nosso logo depois que o Cristo crucificado foi colocado na parede que ficava atrás da poltrona preferida por Lula.