Após repercussão negativa, Jair Bolsonaro (PL) está reavaliando viajar para os Estados Unidos antes da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo o colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.
O presidente pretende passar um período sabático de dois ou três meses na Flórida, mas passou a repensar deixar o Brasil após a posse, mesmo que parte de seus assessores já esteja em Orlando.
Caso confirme a viagem antes de Lula assumir a Presidência, ele deve partir para os EUA até o dia 31 de dezembro, data limite para que possa usar o avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Desta forma, ganharia tempo para montar um pronunciamento para seus apoiadores.
Bolsonaro está sendo aconselhado por aliados para agradecer novamente os 58 milhões de votos que teve no segundo turno das eleições e dizer que a partir de 2023 vai trabalhar na oposição ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Valdemar Costa Neto, presidente do PL, tem insistido para que Bolsonaro quebre o silêncio antes de deixar o Planalto. A primeira-dama Michelle decidiu não viajar com o marido já que, de acordo com o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, o casal enfrenta uma nova crise conjugal.