Desde a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições, o “Foco do Brasil”, um dos principais canais bolsonarista de YouTube do cercadinho do Alvorada, não publicou um conteúdo sequer.
De acordo com a Folha de S. Paulo, o canal, que tem quase 3 milhões de inscritos, demitiu o apresentador Cleiton Basso, que tinha um programa diário para falar do governo Bolsonaro. Além disso, ele foi colocado à venda.
Vale destacar que o “Foco do Brasil” é um dos alvos do inquérito que investiga atos antidemocráticos, instaurado em 2020 pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Nas eleições deste ano, o canal também teve sua receita suspensa pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O canal também já pagou um homem para fazer uma pergunta previamente combinada com o chefe do Executivo. Na ocasião, ele deveria questionar se Bolsonaro assistiu à entrevista do então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta ao Fantástico. O ex-capitão, por sua vez, disse: “Eu não assisto à Globo”.