Quatro trabalhadores argentinos, entre eles um adolescente de 14 anos, foram resgatados na noite do último sábado (1º), em situação análoga à escravidão. O caso aconteceu no município de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul.
A Polícia Federal, que fez o resgate em apoio a uma operação do Ministério do Trabalho e Emprego, disse que recebeu informações da Brigada Militar, de que trabalhadores haviam sido abandonados pelos empregadores. Eles atuavam no corte de eucaliptos em uma propriedade rural e estavam no local sem recursos para alimentação e moradia.
De acordo com policiais federais, militares e fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, os argentinos estavam acampados na mata em condições insalubres, sem água potável, banheiro e energia elétrica.
Segundo a Folha de S.Paulo, o homem foi identificado como responsável pelas atividades do corte de lenha e detido em flagrante por submeter os trabalhadores a condição análoga a de escravo. Ele foi conduzido à Polícia Federal em Caxias do Sul e será encaminhado ao Sistema Penitenciário do Rio Grande do Sul.