O Brasil foi classificado como o nono país mais barato para estrangeiros viverem em 2024, de acordo com o Índice de Finanças Pessoais da InterNations. O ranking avalia o custo de vida, a satisfação financeira e se a renda disponível permite uma vida confortável. No levantamento, 53 países atenderam aos critérios necessários para entrar na lista.
O desempenho do Brasil melhorou em relação a 2023, quando ocupava a 17ª posição. A América Latina foi bem avaliada como região, embora o Brasil tenha registrado o custo de vida mais alto entre os países vizinhos. Segundo a pesquisa, o país também é destaque por oferecer um equilíbrio entre despesas e qualidade de vida para estrangeiros.
Os resultados globais mostram que o Vietnã lidera a lista, com 86% dos expatriados considerando o custo de vida positivo. Colômbia e Indonésia ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente. A pesquisa destacou que esses países oferecem condições financeiras que agradam à maioria dos residentes estrangeiros.
Na América Latina, a Colômbia se destacou por ser avaliada positivamente por 85% dos estrangeiros quanto ao custo de vida. Além disso, 91% disseram que têm renda suficiente para viver confortavelmente, acima da média global de 70%. Estilo de vida relaxado e baixo custo também foram fatores mencionados.
Entre os destinos asiáticos, a Indonésia garantiu o terceiro lugar por proporcionar alta satisfação financeira aos estrangeiros. Aproximadamente 72% dos expatriados relataram estarem felizes com suas finanças no país. Além disso, 69% avaliaram positivamente o custo de vida, ressaltando também o clima e a segurança.
Embora países como Canadá e Finlândia tenham sido apontados como os mais caros para estrangeiros, Portugal, popular entre brasileiros, ficou em 13º lugar entre os mais baratos. Já os EUA ocuparam a 41ª posição, apresentando custos menores que os do Canadá, último colocado no ranking.
Ilha de Bali, na Indonésia – Foto: Reprodução