Desde 1952, os militares brasileiros registraram 934 avistamentos de óvnis, com destaque para o Pará, que concentra 140 dos casos, ou 16% do total. O Paraná e São Paulo vêm em seguida, com 128 e 126 avistamentos, respectivamente. Os dados foram extraídos de documentos da Aeronáutica, que até 2006 mantiveram registros secretos sobre o tema.
A pandemia foi um período de aumento de relatos, com 11% dos avistamentos registrados entre 2020 e 2023. Porém, o ano mais marcante foi 1977, quando o Pará foi palco de supostos ataques extraterrestres, com moradores relatando luzes misteriosas e sintomas como paralisia e perda de sangue. A Operação Prato foi enviada pela Aeronáutica para investigar, mas não houve conclusões definitivas.
Outro caso notável ocorreu em 1986, quando 21 óvnis foram avistados em uma única noite, fazendo com que a Força Aérea enviasse caças para interceptá-los. Os objetos foram detectados por radares e visualizados a olho nu, com velocidades e comportamentos inexplicáveis, levando a Aeronáutica a sugerir que eram “sólidos e refletiam inteligência”.