noticias Seja bem vindo ao nosso site JORNAL TVL NEWS!

GERAL / NACIONAL / INTERNACIONAL

Ciro Nogueira, a morte de Lula e o golpe de Estado, artigo do jornalista Oscar de Barros

Ex-ministro Chefe da Casa Civil, Ciro esteve muito próximo a Bolsonaro. O senador piauiense não sabia de nada?

Publicada em 27/11/24 às 16:21h - 15 visualizações

Pensar Piaui


Compartilhe
Compartilhar a noticia Ciro Nogueira, a morte de Lula e o golpe de Estado, artigo do jornalista Oscar de Barros  Compartilhar a noticia Ciro Nogueira, a morte de Lula e o golpe de Estado, artigo do jornalista Oscar de Barros  Compartilhar a noticia Ciro Nogueira, a morte de Lula e o golpe de Estado, artigo do jornalista Oscar de Barros

Link da Notícia:

Ciro Nogueira, a morte de Lula e o golpe de Estado, artigo do jornalista Oscar de Barros
 (Foto: Montagem Pensar Piauí)
Muito se tem falado das 37 pessoas indiciadas pela Polícia Federal por envolvimento na tentativa de golpe de Estado entre o fim de 2022 e início de 2023 e tentativa de assassinato do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Fala-se muito dos generais envolvidos e, é claro, de Jair Bolsonaro – então presidente e que por diversas oportunidades deixou claro que mesmo com a derrota eleitoral não queria deixar o cargo.

A PF não indiciou o então ministro da Casa Civil, o piauiense Ciro Nogueira. Mas ele mesmo ejeta-se da amizade que tinha/tem com Bolsonaro a ponto de se classificar como o filho 05 do aposentado capitão.

O Diário do Centro do Mundo (DCM) publica hoje (27) uma matéria que dá conta de um jantar no dia 19 de dezembro de 2022, do qual participou Jair Bolsonaro (PL) na residência do então ministro das Comunicações, Fábio Faria.

O jornal escreve que “O evento foi articulado a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, com o objetivo de conter as tensões após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Preocupado com a relutância do então presidente em admitir a derrota, o magistrado buscou uma conversa reservada com o político do Partido Liberal. Durante o diálogo, Toffoli questionou Bolsonaro: “O senhor acha que, se houver um ato de força, os generais quatro estrelas vão deixar um capitão assumir o poder? A história, como a de 1964, mostra que não.”

O DCM afirma que do jantar participaram figuras importantes, como Tarcísio de Freitas (governador eleito de São Paulo), Ciro Nogueira (Casa Civil), Augusto Aras (Procurador-Geral da República), e Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União).

Diante da indagação de Toffoli, Jair Bolsonaro permaneceu em silêncio, mas negou estar planejando um golpe. Contudo, expressou temores sobre uma possível prisão e perseguição política, especialmente contra seus filhos, além de reiterar que não passaria a faixa presidencial para Lula.

Dito isto, ficam algumas perguntas:

- O que sabia Ciro Nogueira sobre a preparação do golpe?

- As tentativas de golpes aconteceram de outubro de 22 a janeiro de 23. Em nenhum momento nestes 4 meses Ciro Nogueira não tomou conhecimento de nada?

- Altas figuras do então governo tramaram a morte de Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Morais. Disto, Ciro Nogueira também não tinha conhecimento?

- Se soube de algo e nada fez, não é prevaricação?

- Como exerceu cargo (Casa Civil) tão próximo a Jair Bolsonaro e nada soube dos acontecimentos?

Outro lado

O pensarpiauí procurou o senador Ciro Nogueira através de sua assessoria de comunicação e apresentou as questões levantadas neste texto. Porém, até a publicação da matéria, não obtivemos respostas. O espaço segue aberto para manifestação.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2024 - JORNAL TVL NEWS - A VERDADE DO FATO