"Em nome do povo americano, agradeço a Joe Biden pela sua extraordinária liderança como Presidente dos Estados Unidos e pelas décadas de serviço prestado ao nosso país. Sinto-me honrada por ter o endosso do Presidente e minha intenção é merecer e conquistar esta indicação", escreveu Harris por meio das redes sociais. "Farei tudo ao meu alcance para unir o Partido Democrata — e unir nossa nação — para derrotar Donald Trump e sua agenda extremista do Projeto 2025".
A decisão de Biden de não buscar a reeleição e apoiar Harris foi anunciada na tarde deste domingo. O presidente destacou a importância da união do partido para derrotar o ex-presidente Donald Trump, afirmando que Harris é a pessoa certa para liderar essa missão:
“Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso”, escreveu Biden.
Aos 59 anos, Kamala Harris fez história ao se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos. Formada em Direito e Ciências Políticas, Harris tem uma carreira marcada por importantes posições no sistema judiciário e legislativo. Ela foi procuradora da cidade de São Francisco e, posteriormente, do estado da Califórnia. Entre 2017 e 2020, atuou como senadora pelo estado antes de ser escolhida para compor a chapa presidencial com Biden.