O Brasil tem oito restaurantes entre os 50 melhores da América Latina em 2023. É o que diz o ranking da 11ª edição do Latin America’s 50 Best Restaurants divulgado nesta terça-feira (28) em cerimônia ao vivo no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
A Casa do Porco, no centro de São Paulo, é o restaurante nacional mais bem colocado da lista ao aparecer no 4º lugar, repetindo o feito do ano passado. Comandado por Janaína Torres Rueda e Jefferson Rueda, o restaurante na República serve uma cozinha caipira no centro da maior cidade da América do Sul e coloca à mesa sabores vindos do interior do estado em criações nada óbvias e criativas.
Tamanho trabalho primoroso já havia concedido outros prêmios para A Casa do Porco neste ano, a exemplo do 12º lugar entre os 50 melhores restaurantes do mundo e a melhor colocação de um restaurante brasileiro no La Liste.
Das mãos da dupla Luana Sabino e Eduardo Ortiz, o mexicano Metzi aparece na 18ª posição. Enraizada nos sabores e tradições do México, mas enaltecendo ingredientes brasileiros, a casa em São Paulo se propõe a servir uma autêntica comida mexicana que se reflete no cuidado com as matérias-primas, como os grãos de milho crioulo, que são moídos na própria casa para se transformarem nas massas achatadas que envolvem diversos dos pratos do menu-degustação ou do menu à la carte.
O Oteque, no Rio, liderado pelo chef paranaense Alberto Landgraf, vem em seguida entre os melhores da América Latina e aparece na 20ª posição. Na casa em Botafogo, o chef foca em vegetais, frutos do mar e peixes e busca diariamente os melhores ingredientes com o emprego de técnicas modernas no menu-degustação.
O paulistano Nelita figura no 21º lugar. A casa em Pinheiros é capitaneada pela chef Tássia Magalhães, que serve no restaurante de ambiente rústico-chique uma cozinha autoral italiana por meio de menu-degustação ou opções à la carte em que sobressaem massas produzidas na casa e uma ampla variedade de vegetais que podem, em várias ocasiões, ser a estrela do prato. Vale destacar que Tássia foi destaque recente ao ser homenageada como um dos novos talentos do ano pelo La Liste.
Na capital paulista, o italiano moderno Evvai figura na 22ª posição. Quem comanda a cozinha é o chef Luiz Filipe Souza, que serve um menu-degustação baseado em sua cozinha chamada de “oriundi”, integrada à cultura e aos produtores brasileiros. A confeitaria fica por conta da chef Bianca Mirabili, que segue o DNA da casa ao sair do óbvio com suas criações.
O Maní, casa da chef Helena Rizzo, figura no 34º lugar. O restaurante na região da capital paulista dos Jardins apresenta uma cozinha brasileira autoral e contemporânea através de opções à la carte ou menu-degustação, em que ambas as escolhas tem como base a sazonalidade e o trabalho com pequenos produtores rurais.
O Manu, que ajudou a colocar Curitiba no mapa gastronômico do país, aparece na 35ª posição e é liderado por chef Manu Buffara, eleita a Melhor Chef mulher da América Latina em 2022. Da cozinha saem pratos de inspiração familiar que compõem o menu-degustação, em que a maior parte dos insumos são produtos vegetais – o restaurante ganhou ainda o prêmio de Sustentabilidade da noite.
Top 10: peruano na liderança
Quem encabeça a lista é o peruano Maido, liderado pelo chef Mitsuharu Tsumura na capital Lima. O restaurante opera sob a luz da essência Nikkei, em que mescla as cozinhas japonesa e peruana no balcão e no menu-degustação. O Maido já foi por três vezes consecutivas o melhor restaurante da América Latina entre 2017 e 2019.
Em seguida vem o El Chato, na capital colombiana Bogotá, pilotado pelo chef Álvaro Clavijo, que tem passagens pelo Per Se, L’Atelier de Joël Robuchon e no Noma. Ele faz uso de ingredientes locais e regionais, com matérias-primas das redondezas do restaurante, para desempenhar receitas e técnicas que extrapolam as fronteiras da Colômbia em um único menu-degustação que pode mudar diariamente.
Completando o pódio vem o argentino Don Julio, a parrilla mais famosa do país vizinho ao Brasil. Liderado pelo empresário e sommelier Pablo Rivero, que recebeu no ano passado o prêmio de melhor sommelier da América Latina, a casa em Palermo é uma das paradas obrigatórias em Buenos Aires e tem a sazonalidade, a maturação, a charcutaria e os vinhos argentinos no centro da operação.
Confira a seguir os 10 melhores restaurantes da América Latina segundo o Latin America’s 50 Best Restaurants 2023: